top of page
Buscar
  • Foto do escritorrutefiguinha

Testemunho e alertas de sinais de depressão

Hoje escrevo para vocês!

Tenho vindo a escrever alguns alertas que os jovens de hoje em dia dão, e que muitas vezes não temos em consideração. Não porque sejamos negligentes com a nossa postura de pais, nada disso, mas acima de tudo porque nós também já tivemos a idade deles e pensámos em muitos dos exemplos, como eles, que aqui irei referir. Mas estamos aqui! Somos sobreviventes das nossas tristezas e desgostos enquanto jovens. Quem nunca pensou que tinha o mundo contra ele entre os 15 e os 18 anos?

Não vou aqui defender que os nossos filhos apesar de partilharem algum destes comentários ou praticarem alguma destas posturas, que vão em seguida colocar um termo à sua vida ou sequer que é nisso que pensam a toda a hora, ou chegaram a pensar.

Não vale a pena estarmos aqui com rodeios, quando sabemos que hoje em dia a realidade dos nossos filhos e a sociedade em que eles vivem é bem diferente do que foi a nossa outrora.

Tem tudo, e querem ainda mais, e quando os pais não podem, entram em revolta interna.

Escrevo-vos hoje este texto principalmente porque já diversas mães me procuraram pelo Facebook ou por aqui no site, a pedirem-me orientação. Podia ficar indiferente a tais solicitações, afinal eu perdi o meu filho porque acreditei na palavra dele, quando me dizia que se encontrava somente cansado.

"Somente cansado, não é nada mãe. Não te preocupes".

Últimas palavras a viva voz que disse ao seu irmão do meio, de apenas 16 anos na altura, quando o encontrou na biblioteca da escola nessa tarde maldita. "Não te preocupes, está tudo bem".

Mas não fico indiferente, e é por isto, somente por esta razão! Não, o meu filho não me deu indícios de nada na altura, antes de tudo acontecer. Pensámos sempre, que seria um jovem como nós outrora fomos. "Com a ideia do mundo às costas".

Hoje depois de muito ler e pesquisar acerca do suicídio nos jovens e nas consequências da depressão, é o que me move a escrever-vos este texto, para que se puder evitar que algum de vós enquanto pais, sofram com a morte por suicídio, ou algum de vós enquanto filhos, peçam ajuda antes de ser tarde demais.

Quero começar o meu alerta, por lhe dizer que lamento imenso o que está a viver e a sentir.

Antes demais, sugerir-lhe que procure um psicólogo ou em caso de impossibilidade que contacte com o médico de família. Eles dispõe de mecanismos que podem vir ajudar. Os sinais são variados, dependendo de jovem para jovem e tendo em conta vários aspectos da vida social e familiar do mesmo. Mas existe uma lista designada como uma lista de alerta.

Tenho disponibilizado conteúdos aqui nesta página, no meu Facebook e na pagina do "meu filho tem asas" também no facebook.

Por exemplo:

- A vida não me sabe a nada,

- O que ando cá a fazer,

- Nada me faz sentido,

- Quero morrer,

- Se morrer, ninguém vai dar pela minha falta,

- Não quero viver,

- Sou um peso na vida dos meus pais,

- Quero que tudo se lixe ou se foda,

- Estou farto desta merda de vida,

- Isolar-se dos amigos,

- Isolar-se da família,

- Isolar-se da leitura,

- Isolar-se de ver televisão,

- Não querer ir à praia ou passear, quando antes eram actividades que gostava muito,

- Passar o dia na cama,

- Ficar somente dependente dos jogos,

- Ficar deprimido com frequência,

- Chorar sem motivo aparente,

- Dizer que anda triste e que nada o faz feliz,

- Perder o apetite,

- Deixar de praticar desporto, coisa que fazia antes,

- Perder o interesse pela escola,

- Ouvir musicas com conteúdo negativo e depreciativo,

- Ser fã de ídolos de bandas em que os cantores se suicidaram,

- Ouvir canções sobre tristeza,

- Começar a beber,

- Começar a fumar,

- Iniciar-se nas drogas leves,

- Recusar convites de amigos para festas quando era algo que ele gostava imenso,

- Começar a desprender-se dos seus bens materiais que tanto gostava,

- Começarem as insónias,

- Dizer que só está cansado e nada mais.

Ele vai dizer-lhe que não quer ser ajudado e que nem precisa de ajuda.

Tenha em atenção desenhos que ele possa fazer em que esteja presente a morte através de qualquer símbolo.

Tenha atenção a frases que ele possa escrever aleatórias.

Tenha em atenção nomes de canções que ele possa escrever.

Aconselho a verificarem os cadernos escolares ou outro que ele tenha no quarto.

Não permita portas fechadas à chave.

Atenção aos medicamentos, ou produtos tóxicos que tenha na sua dispensa.

Atenção a objectos cortantes.

Atenção a cortes no corpo ou marcas sem aparente explicação.

Digam-lhes que os amam imenso e que não podem ficar sem eles em hipótese alguma.

Mostrem-lhes a minha realidade. Leiam-lha em voz alta E abracem-os muito, beijem-os muito Digam-lhes que eles são muito importantes!

Que são a vossa razão de viver e que por eles fariam qualquer coisa para os verem felizes.

Ressalto novamente o que já escrevi antes, em outros textos.

Não existe um guião que se deva seguir e decorar no que toca a criar um filho.

São seres únicos e com as suas próprias realidades.

Muito se pode dizer ou tentar fazer, mas a realidade dura e crua é a que se o jovem não quiser ser ajudado, nada do que digamos ou façamos vai fazer diferença na sua decisão final quando decide colher a sua própria vida.

Eu já pensei diferente!

Hoje não penso mais!

Contudo recuso-me a desistir de um filho ou de qualquer outro ser humano.

Com carinho,

Mãe de o meu filho tem asas.




213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page